Cursistas, sejam bem vindos ao nosso Blog!

TIC

TIC

O Curso

O curso tem como objetivo, contribuir para a inclusão digital de profissionais de Educação Básica dos Sistemas Públicos de Ensino (professores e gestores escolares), promovendo  a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e  dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Utilizar os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para pesquisa e produção de novos conhecimentos.
  2. Incentivar o uso do computador como recurso pedagógico pelos professores, de forma que desenvolvam atividades utilizando os aplicativos disponíveis na escola, numa perspectiva interdisciplinar.
  3. Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
  4. Desenvolver habilidades necessárias para o manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração interpessoal, interatividade, navegaçãoe pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet. 
  5. Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e internet.
  • Carga Horária: 40h, sendo 20h presenciais e 20 a distância.
  • Público participante: Gestores e professores de Escolas Públicas 
UNIDADES DE ESTUDO:
  1. Tecologia no cotidiano: Desafios à Inclusão digital.
  2. Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
  3. Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico.
  4. Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de deiscussão, netiqueta.
  5. Elaboração e edição de textos.
  6. Apresentação para as nossas aulas.
  7. Criação de Blogs.
  8. Cooperação e interação em rede.
  9. Solução de problemas com planilhas eletrônicas.
SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA ESTÁ EMBASADA NOS SEGUINTES FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS:
  • Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/ questões que fazem parte da sua vivência.
  • Promoção da autonomia do sujeito.
  • Interação n aprendizagem econstrução do conhecimento.
  • Tecnologias como meio e não como fim.
  • Relação ação/reflexão/ação constante.
  • Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

Pesquisar

Seguidores

Visitantes