O curso tem como objetivo, contribuir para a inclusão digital de profissionais de Educação Básica dos Sistemas Públicos de Ensino (professores e gestores escolares), promovendo a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas
- Utilizar os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para pesquisa e produção de novos conhecimentos.
- Incentivar o uso do computador como recurso pedagógico pelos professores, de forma que desenvolvam atividades utilizando os aplicativos disponíveis na escola, numa perspectiva interdisciplinar.
- Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
- Desenvolver habilidades necessárias para o manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração interpessoal, interatividade, navegaçãoe pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet.
- Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e internet.
- Carga Horária: 40h, sendo 20h presenciais e 20 a distância.
- Público participante: Gestores e professores de Escolas Públicas
UNIDADES DE ESTUDO:
- Tecologia no cotidiano: Desafios à Inclusão digital.
- Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
- Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico.
- Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de deiscussão, netiqueta.
- Elaboração e edição de textos.
- Apresentação para as nossas aulas.
- Criação de Blogs.
- Cooperação e interação em rede.
- Solução de problemas com planilhas eletrônicas.
SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA ESTÁ EMBASADA NOS SEGUINTES FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS:
- Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/ questões que fazem parte da sua vivência.
- Promoção da autonomia do sujeito.
- Interação n aprendizagem econstrução do conhecimento.
- Tecnologias como meio e não como fim.
- Relação ação/reflexão/ação constante.
- Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.